PRESTASHOP – Cadastro de Produtos Passo a Passo

O cadastro de produtos em uma loja virtual é um dos itens mais importantes e que requerem atenção especial. Afinal, você irá vendê-los, sejam eles virtuais ou não.

Então, vou ensinar de uma forma detalhada este cadastro de produtos passo a passo, explicando a importância de cada campo para um melhor aproveitamento, aumentando a eficiência e melhorando a exposição dos seus itens, principalmente nos motores de busca. A versão utilizada como base para este tutorial foi a 1.16.1.17.

Cadastro de Produtos Passo a Passo

No painel administrativo do PrestaShop, clique em “Catálogo > Produtos”. Você verá uma tela como esta aqui:

Tela de cadastro de produtos

Tela de cadastro de produtos

Note que na barra azul você já poderá filtrar por categoria, criando uma restrição com a lista visível de produtos com base na categoria desejada. Para isto, basta digitar no respectivo campo parte da palavra que descreve a categoria que você deseja visualizar e clicar em “Busca”.

Na lista de itens, você também tem informações como o preço base (valor pago pelo item, preço de custo) e o preço final (valor de venda). Ainda temos a quantidade de produtos em estoque, se está visível na sua loja ou não, e as já tradicionais opções “ver”, editar” e apagar” (ao clicar na seta as opções ficarão visíveis).

Vamos agora adicionar um novo produto.

Clique no botão “Adicionar Novo Produto”, e você terá uma nova tela como a que está abaixo:

Tela de cadastro de produtos com indicação do botão "Adicionar Novo Produto"

Tela de cadastro de produtos com indicação do botão “Adicionar Novo Produto”

 

Tela inicial para o cadastramento de produtos

Tela inicial para o cadastramento de produtos

Como você pode ver, são muitas opções. Iremos olhar cada uma em detalhes, para que você possa fazer o cadastramento do produto e fazer bom uso de todos os recursos oferecidos pelo PrestaShop.

Lista de itens para o cadastramento de cada um dos itens da sua loja

Lista de itens para o cadastramento de cada um dos itens da sua loja

Informação

Na aba Informação, você irá adicionar informações globais a respeito do produto. Vale lembrar que todos os itens marcados com asterisco vermelho são de preenchimento obrigatório. São elas:

  • Tipo: Selecione o tipo de produto que está cadastrando. Produto Padrão (artigo físico, o mais comum), Pacote de Produtos Existentes ou Produto Virtual (por exemplo: um ebook, um arquivo MP3, ou outros).
  • Nome do produto.
  • Código de referência: Sua referência interna, dentro da loja. Pode ser um número ou uma palavra. Este é opcional.
  • Código de barrasEAN13 ou JAN: Estes são códigos de barras, usados no mundo todo para identificar produtos. Use ou o sistema EAN13 ou JAN.
    • O sistema EAN13 é composto de 13 dígitos, e usado internacionalmente.
    • O sistema JAN é específico para o Japão, mas é compatível com o sistema internacional.
  • Código de barras UPC: Um código de barras de 12 dígitos, usado amplamente em países de língua inglesa, como Estados Unidos, Canadá, Grã-Bretanha, Austrália e Nova Zelândia.
  • Status: Mantenha o produto desativado até que você conclua o processo de cadastramento dele. Depois coloque-o como ativado.
  • Visibilidade: Onde o produto será visível. Logo, ele pode ser visto em todo o luga,r somente no catálogo, somente se o cliente procurar por ele, ou ainda em nenhum país.
  • Opções: Marque aqui se você quiser que o produto esteja disponível para pedidos (ou seja, um eventual cliente possa solicitá-lo e adquiri-lo), e com isso a opção para exibir o preço torna-se disponível (ou não). A última opção indica se o produto está disponível apenas na loja virtual e não na loja física. Isto é muito importante se a sua loja também tem um endereço físico.
  • Condição: Se novo, usado ou recondicionado. O que chamamos de produto recondicionado é aquele que era novo e teve um defeito no período da garantia, foi devolvido à fábrica e foi reparado. Em inglês, é o que chamamos refurbished.
  • Uma breve descrição do produto, onde você tem vários recursos de formatação. Esta breve descrição aparece nas listas de produtos e na parte superior da página do produto. Lembre-se que essa descrição breve é a que será vista primeiro pelo cliente.
  • Uma descrição do produto, com vários recursos de formatação. Esta descrição aparece no corpo da página do produto, e poderemos descrever detalhadamente o produto no qual estamos vendendo.
  • Etiquetas (Tags): Coloque aqui palavras-chave que serão usadas para facilitar a indexação do produto e a localização dele entre outros adicionados.

Preços

Na aba preços, você irá colocar os valores de venda do produto, e o próprio PrestaShop irá calcular o imposto devido. Vamos às opções:

  • Preço por atacado: Coloque aqui o preço pelo qual você adquiriu cada item, individualmente.
  • Preço de venda: Coloque aqui o preço pelo qual você pretende vender cada item, ou seja, adicionando sua margem de lucro.
  • Regra de imposto: Aqui temos o valor do imposto que será cobrado: ICMS, IPI ou ISS. Caso você queira criar uma nova regra de imposto, basta clicar em Criar para definir uma nova regra.
  • Preço com imposto: Aqui, o próprio PrestaShop já calcula o preço do produto, incluso o devido imposto a ser pago, e preenche essa caixa de diálogo.
  • Preço por unidade: Aqui você coloca o preço unitário, pois alguns países exigem que os produtos tenham seu preço unitário destacado. Por exemplo, digamos que você colocou à venda um conjunto de 6 latas de refrigerante. Logo, nesse campo você deve colocar o preço de cada lata, e no campo seguinte escrever “lata”. Isto será adicionado na descrição do produto e no preço.
  • Exibir ícone “em oferta” na página produto e texto na listagem do produto: Caso você queira dizer que o produto está em oferta.
  • Preço final: O PrestaShop calcula o preço final, e exibe nesse campo.

SEO

Nessa seção você poderá fazer ajustes quanto à forma com o qual seu produto será indexado em sites de busca, como o Google, o Bing e o Yahoo. Lembre-se que muitos clientes em potencial procuram por itens que os interessam a princípio em sites de busca como os acima citados. Logo, se o seu item estiver bem localizado numa busca e aliado a um bom preço, será uma solução imbatível. Vamos aos itens:

  • Meta título: Aqui você coloca o título da página do produto. Se você quiser que o título seja o nome do artigo, deixe o campo vazio.
  • Meta descrição: Aqui você coloca a descrição, que deve ser apenas uma frase.
  • Palavras-chave – Essas palavras-chave serão adicionadas ao código HTML da página, e serão usadas para fins de indexação.
  • URL amigável: Será criada com base no nome do produto, automaticamente.

 

Meta título, meta descrição e URL amigável

Indicação das posições de meta título, meta descrição e URL amigável na pesquisa do Google.

Associações

Aqui você definirá quais são as associações do produto. Você pode associá-lo a uma categoria, a um fabricante ou a um outro produto. Este ponto é muito importante, pois aqui você definirá em quais áreas do site seu produto aparecerá.

Pense como usuário e deixe a navegação mais intuitiva possível, facilitando seu cliente a encontrar o produto desejado.

  • Categorias associadas: Na primeira parte, você tem uma lista de categorias, e a árvore de relações entre essas diferentes categorias. Selecione as categorias e subcategorias que você deseja que este produto apareça.
  • Categoria padrão: é a categoria principal do produto. Sugiro que deixe a categoria mais profunda (específica) possível.
  • Acessórios: Você pode ter produtos que são acessórios de outros produtos. Por exemplo, você pode vender um celular e também fones de ouvido para este celular. Você pode vendê-los em separado, ou mostrar ao cliente, na forma de sugestão. Para associar, basta começar a digitar o nome do produto ao qual esse novo estará associado, e logo você terá uma lista suspensa. Selecione o item e pronto.
  • Fabricante: Para associar a um fabricante, basta escolher para criar a associação. Esta opção também é muito importante, pois há muitos clientes que filtram suas buscas pelas marcas preferidas.

Frete

Aqui você deve definir questões relacionadas a peso do produto e suas dimensões, em largura, profundidade e altura. Isto é muito importante para fins de cálculo do frete. Logo, defina nesses campos as medidas do pacote (em centímetros) e o peso (em kg). Caso haja um custo adicional pelo transporte do item, coloque o valor no campo correspondente. Por fim, defina (caso você queira) a transportadora desejada para o envio do produto. Se nenhuma for selecionada, todas as transportadoras listadas estarão aptas para que o envio seja feito.

  • Altura do pacote: informe a altura (em centímetros) da embalagem que utilizará para enviar este produto.
  • Profundidade do pacote: informe a profundidade (em centímetros) da embalagem que utilizará para enviar este produto.
  • Peso do pacote: informe o peso do produto + embalagem (em quilogramas) deste produto.
  • Tarifa adicional de frete (para cada item): Se uma transportadora possui impostos, eles serão adicionados à tarifa de frete.

Combinações

Atenção: A partir daqui, é necessário para todos os itens que você previamente salve o produto, para então proceder a esses itens.

As combinações podem ser feitas visando facilitar a vida do cliente e do lojista. Por exemplo, existem produtos que estão disponíveis em diferentes cores, tamanhos e/ou volumes. Cada combinação é, nesse caso, um produto novo, derivado do produto padrão.

Afim de facilitar a criação de combinações, crie previamente os atributos que serão utilizados nas combinações no menu Catálogo > Atributos do Produto.

O processo de criação das combinações é muito penoso, mas você pode fazê-lo usando o Gerador de combinações de produto. O Gerador de Combinações é uma ferramenta que permite você criar facilmente uma série de combinações, selecionando os atributos relacionados. Por exemplo, se você estiver vendendo camisetas em 3 tamanhos diferentes e duas cores diferentes, o gerador irá criar seis combinações para você.

O gerador de combinações é simples: No lado esquerdo, você tem os atributos dos produtos que estão cadastrados na sua loja. Note que há a separação em grupos de atributos, como cor, tamanho e volume. Selecione quais atributos são desejáveis, e clique em “Adicionar”.

Daí, você poderá ajustar questões como o adicional de preço ou de peso que cada nova combinação terá. Por exemplo, se você vende um notebook com bateria de 3, 6 ou 9 células, o volume ocupado por baterias de mais células é maior, e peso e preço mudam. Depois, ajuste (caso precise) a quantidade padrão, e clique em “Gerar essas combinações”. Feito isto, você terá a lista de combinações. Os ícones à direita de cada item permitem que você edite as características do item, torne-o padrão e apague-o, respectivamente.

Quantidades

Atenção: A partir daqui, para todos os itens abaixo é necessário que você previamente salve o produto, para então proceder a esses itens.

Nesta opção, você gerencia as quantidades de cada combinação estabelecida no item anterior.

Essa interface permite que você gerencie as quantidades disponíveis para a venda do produto atual e suas combinações na loja atual. Basta especificar manualmente as quantidades para o produto ou combinação de produtos. Caso o gerenciamento de estoque esteja ativado, o próprio Prestashop irá determinar automaticamente essas quantidades com base em seu estoque.

Observe que quando um produto tem combinações, sua combinação padrão será utilizado na movimentação do estoque pelo sistema de gerenciamento.

Você escolhe a opção desejada observando os itens disponíveis. Mesmo que você tenha o sistema de gerenciamento de estoque ativo, você ainda poderá optar por gerenciar pessoalmente.

Você ainda pode ajustar o que você quiser que o Prestashop faça, no caso desse produto estiver em falta no estoque, e também os textos exibidos quanto ao produto estar em estoque e caso haja falta dele.

Imagens

Atenção: A partir daqui, para todos os itens abaixo é necessário que você previamente salve o produto, para então proceder a esses itens.

Aqui escolha a imagem desse produto que será exibida. Formatos de arquivo suportados são o JPG, o PNG e o GIF. O tamanho máximo suportado é o de 8 Mb, mas recomenda-se editar as imagens e diminuir seu tamanho, para ocupar menos espaço e economizar tempo de carregamento da página, evitando desistências por parte de seus clientes.

Consulte qual o tamanho recomendado para o template (tema) que está utilizando em sua loja.

Clique em “Adicionar arquivos…” e selecione 1 ou mais imagens que você deseja associar a este produto.

Utilizando o campo “Legenda” você pode atualizar todas as descrições de uma vez, ou selecione a posição da imagem da qual deseja editar a descrição. Não utilize caracteres especiais como: <>;=#{}.

Lembre-se que seu produto poderá ser encontrado também pelo Google imagens! Uma boa descrição de imagem poderá deixá-lo à frente de seu concorrente!

Funcionalidades

Atenção: A partir daqui, para todos os itens abaixo é necessário que você previamente salve o produto, para então proceder a esses itens.

Nessa opção você pode definir características para esse produto. Logo, você pode especificar altura, profundidade, largura e peso.

Você pode ter valores pré-definidos para essas medidas, e a partir daí somente é necessário selecionar a medida entre os valores pré-definidos.

Afim de facilitar a criação de combinações, crie previamente os atributos que serão utilizados nas combinações no menu Catálogo > Características do Produto.

Se você quiser acrescentar uma nova característica, específica para esse produto ou um conjunto deles, clique em “Adicionar uma nova característica” e adicione o nome dessa nova característica que você quer colocar.

Personalizações

Atenção: A partir daqui, para todos os itens abaixo é necessário que você previamente salve o produto, para então proceder a esses itens.

O PrestaShop torna possível ao cliente personalizar o item que ele pretende adquirir. Por exemplo, se você vende jóias, você pode permitir que o cliente solicite a gravação de uma palavra ou imagem na jóia que você vende. Seus clientes podem submeter o texto ou imagem que desejam ver gravados. Isto conta muito para os seus negócios, já que há a opção de personalização do serviço.

Nessa seção, você pode indicar qual tipo de contexto (arquivo e/ou texto) você desejará que seja personalizado. Logo, preencha com quantos campos de arquivo e/ou de texto você quer, e clique em Salvar e permanecer. Você verá logo uma nova tela, com os campos disponíveis, para você colocar qual é o texto que você quer que esteja naquele campo. Seguindo o nosso exemplo acima, você pode adicionar um campo para arquivo e um campo para imagem.

Anexos

Atenção: A partir daqui, para todos os itens abaixo é necessário que você previamente salve o produto, para então proceder a esses itens.

O campo Anexos existe para definir quais arquivos serão disponibilizados ao seu cliente, mesmo antes da compra. Por exemplo, ele quer comprar uma televisão, mas tem dúvidas. Você pode deixar disponível, na ficha do produto, uma cópia digitalizada do manual de instruções do aparelho. Assim, o cliente poderá acessar esse manual e tirar as suas dúvidas. Você pode disponibilizar mais fotos, vídeos ou outro conteúdo relacionado ao seu produto, e permitir esse acesso ao seu cliente a partir da ficha do produto.

Os campos a serem preenchidos (os que tem asterisco vermelho são obrigatórios) são:

  • Nome do arquivo: Nome do arquivo a ser disponibilizado (máximo de 32 caracteres).
  • Descrição: Uma breve descrição do arquivo anexo.
  • Arquivo: Arquivo a ser anexado. Clique em “Adicionar arquivo…” para escolher aquele que será colocado junto à ficha.
  • Anexos disponíveis: Uma lista de arquivos anexos disponíveis para todos os produtos.
  • Anexos para este produto: Uma lista de arquivos em anexo para este produto em específico.

Logo, você deve dar um nome ao arquivo, selecioná-lo e enviá-lo para o servidor do PrestaShop clicando no botão “Enviar o arquivo anexado”. Feito isto, ele estará disponível na lista Anexos disponíveis. Para vinculá-lo a esse produto, selecione-o e clique em “Adicionar >>” para que o mesmo seja inserido na ficha desse produto. Dessa forma, você pode ter o mesmo arquivo sendo disponibilizado para produtos diferentes.

Fornecedores

Atenção: A partir daqui, para todos os itens abaixo é necessário que você previamente salve o produto, para então proceder a esses itens.

Nesse campo, você definirá qual é o fornecedor daquele produto (ou combinação), e também é possível especificar para cada combinação de acordo com o fornecedor, a partir de fornecedores previamente associados. Isso é particularmente útil para fazer uso da gestão de estoque avançado. Os valores que forem preenchidos aqui (preços, referências) serão usados nas ordens de fornecimento.

DICA: Ao cadastrar um produto semelhante à outro cadastrado previamente, clique na seta ao lado do botão “Editar” e na lista suspensa selecione “Duplicar”. Responda sim ou não à pergunta sobre copiar as imagens do produto anterior e seu produto será duplicado! Agora é só entrar no produto criado e fazer as alterações necessárias, poupando muito o seu tempo nesse processo que é um dos mais importantes no gerenciamento de sua loja.

Gostou? Tem alguma sugestão? Deixe seu comentário!