PRESTASHOP – Como aumentar a velocidade de carregamento da sua loja PrestaShop

Produtos adicionados, template configurado e sua loja no ar, pronta para iniciar as vendas, tudo certo até então, mas… o carregamento da loja é muito lento! Isso com certeza afastará seus clientes! E agora? Como aumentar a velocidade de carregamento da sua loja PrestaShop? É exatamente isto que irei ensinar neste post (versão do PrestaShop 1.6.0.14).

É uma pergunta que muitos comerciantes fazem e a resposta é bastante simples. As configurações de desempenho do PrestaShop otimizadas para o desenvolvimento de sites não são as mesmas para a velocidade de carregamento da página. Siga abaixo algumas configurações para aumentar velocidade de carregamento da sua loja PrestaShop.

Faça login no seu painel de administração e navegue para PARÂMETROS AVANÇADOS> DESEMPENHO

Smarty

A guia Smarty corresponde ao seu tema ou modelo. (Smarty é a linguagem modelo usada em temas PrestaShop).

COMPILAÇÃO DO TEMPLATE: Esta definição determina se o site tem que recompilar suas instruções. Por que um tema têm instruções? O modelo padrão PrestaShop é construído para ser flexível e personalizável para atender às necessidades de qualquer comerciante online. Com isto dito, os nossos elementos de design não são estáticos; cada módulo do projeto se conecta à sua loja com seu próprio conjunto de instruções do modelo. É como você pode personalizar o modelo padrão para deixá-lo como você preferir.

  • [X] Nunca recompilar arquivos de modelo – (Mais rápido) Selecione esta opção se você está completamente satisfeito com o projeto e terminou de editar arquivos.
  • [ ] Modelos de recompilar se os arquivos foram atualizados – (Rápido) Escolha esta opção se você for um desenvolvedor que edita regularmente o tema do site. A página só irá recompilar se as alterações foram feitas para os arquivos de tema.
  • [ ] Forçar compilação – (Lento) Só use essa configuração enquanto você está depurando o site. Cada vez que a página é carregada, o tema determina novamente quais elementos devem ser exibidos e como.

CACHE: A cache refere-se ao armazenamento temporário de arquivos que aumentam o desempenho e reduzem os atrasos.

  • [X] Sim – Assim que a personalização do seu tema estiver pronta, ligue esta opção para melhorar o desempenho do seu site para os clientes.
  • [ ] Não – A única vez que você não usa caching é quando você está trabalhando ativamente em seu tema. Se você não tem essa opção desativada, você não verá as mudanças que você fez imediatamente. Quando você está desenvolvendo o tema, limpe o cache para garantir que as alterações sejam refletidas na página.

Recursos Opcionais

Desligar esses recursos podem acelerar o seu site, mas  também podem limitar funcionalidades do PrestaShop e restringir  o seu pleno potencial.

Por favor note, se estas opções estiverem indisponíveis e você não pode desativar, significa que você já está usando o recurso.

CCC (Combinar, Comprimir e Cache)

CCC é um conjunto de ferramentas destinadas a minimizar o tempo de carregamento do website. Aqui está o que ele faz:

CCC combina arquivos de texto semelhantes em um arquivo maior, o que limita o número de arquivos para download; em seguida, comprime o arquivo usando o algoritmo Zip comum, o que acelera downloads. Finalmente, ele armazena em cache o arquivo compactado, eliminando a necessidade de executar esse processo cada vez que uma página é carregada, aliviando a carga sobre o processador do servidor.

Cuidado! Algumas dessas configurações podem distorcer o seu tema, por isso certifique-se de transformá-los em um de cada vez. E como sempre, não se esqueça de testar o seu site depois de fazer quaisquer alterações.

  • Cache inteligente para CSS: [SIM]
  • Cache inteligente para JavaScript: [SIM]*
  • Minimizar HTML: [SIM] – Esta configuração remove todos os brancos espaços no código HTML gerado a partir do modelo de Smarty.
  • Comprimir JavaScript inline em HTML: [SIM]* – Se estiver usando JavaScripts no seu tema, você deve comprimi-los para que sejam carregadas mais rapidamente.
  • Mover o JavaScript até o final: [SIM]* – Move o JavaScript para carregar por último, permitindo que sua página carregue os elementos mais simples do seu site em primeiro lugar.

* Estas definições afetam os códigos JavaScript, que são utilizado no desenvolvimento e o tema pode apresentar distorções com estas opções.

Fonte: PrestaShop