PRESTASHOP – Como migrar loja Prestashop para servidor local

Neste post farei o caminho inverso do tutorial anterior, onde migramos a loja de um servidor online para outro. Migraremos a loja Prestashop de um servidor online para um servidor local.

Primeiramente baixe o backup do servidor online para seu computador. Feito isso, vamos começar.

Transfira o conteúdo do backup para a pasta do servidor local (o local da pasta vai depender se você utiliza o Xaamp ou Wamp). No Wamp (que eu utilizo) a pasta é a “www/subpasta” (dê o nome que você preferir).

Em seguida faça o upload do banco de dados. Nesta etapa você poderá enviar automaticamente via phpMyAdmin. Acesse localhost/phpmyadmin, crie um novo banco de dados e importe a tabela que você fez backup anteriormente.

Agora um passo muito importante! Como o nome e acesso ao banco de dados será diferente, você deverá alterar algumas configurações de acesso. Para isso edite o arquivo:

/config/settings.inc.php

São apenas 4 itens a modificar, veja na imagem abaixo:

prestashop-migracao-servidor-1

Na área em destaque da foto você deve inserir as novas configurações do banco de dados (na área desfocada, que fiz por motivos óbvios!), sempre entre aspas simples:

  • _DB_SERVER_: caminho para o banco de dados, conforme instrução da sua nova hospedagem. Neste caso, use “localhost“;
  • _DB_NAME_ : nome do banco de dados. Utilize o nome do banco de dados que você criou e importou as tabelas do banco de dados que baixou do servidor online.
  • _DB_USER_ : usuário do banco de dados. Se você não fez nenhuma alteração de usuário, você deve colocar “root” neste campo.
  • _DB_PASSWD_ : senha do banco de dados. Se você não fez nenhuma alteração de senha, você deve colocar senha em branco (” “) neste campo.

Feito isso, o próximo passo é a configuração da tabela shop_url através do phpMyAdmin:

Acessando a tabela shop_url, verifique:

  • domain: insira “localhost”;
  • domain_ssl: insira “localhost”;
  • physical_url: pasta de instalação da loja, sempre entre “/” (ex.: “/subpasta/”).

Ainda no phpMyAdmin, acesse a tabela configuration e edite os valores de PS_SHOP_DOMAIN e PS_SHOP_DOMAIN_SSL para “localhost”, conforme imagem abaixo:

Após, acesse primeiramente a área de administração do site e configure o acesso SSL (desabilite-o se ele estava habilitado no servidor online), se necessário (este passo é importante).

Seguindo esses passos você completará a migração de sua loja Prestashop.

Gostou? Tem alguma sugestão? Deixe seu comentário!