logo

PRESTASHOP – Como migrar loja Prestashop para outro servidor

Neste post ensinarei de forma bem descomplicada como migrar sua loja Prestashop para outro servidor. Este passo a passo pode ser utilizado tanto para migração de localhost para um servidor online quanto de servidor online para servidor online.

Backup, backup, backup!

Faça backup de todos os arquivos de sua loja e também do banco de dados. Como?

Você pode fazer via FTP, que é um processo muito mais demorado ou simplesmente baixando o backup via CPanel de seu servidor online. Efetue backup dos dados do site e após completo o processo, baixe o arquivo compactado. No caso de localhost, apenas compacte todos os arquivos da pasta onde estão localizados (isso irá depender de qual servidor local você está utilizando: Xaamp ou Wamp).

Para efetuar o backup do banco de dados, o processo mais simples é o mesmo via CPanel de seu servidor online. Caso esteja em localhost você deverá fazê-lo via phpMyAdmin, o que também não é um processo muito complicado.

Migrando efetivamente

Transfira o conteúdo do backup para o novo servidor, upando o arquivo compactado (não esqueça de descompactá-lo na raiz após o término deste processo) ou, caso o seu servidor não possua a função de descompactação, envie os arquivos 1 a 1 via FTP, o que irá demorar bastante dependendo do tamanho do seu site e a velocidade de upload da sua internet.

Em seguida faça o upload do banco de dados. Nesta etapa você poderá enviar automaticamente via CPanel (se sua hospedagem oferece esta função) ou via phpMyAdmin.

Agora um passo muito importante! Como provavelmente o nome e acesso ao banco de dados da nova hospedagem serão diferentes, você deverá alterar algumas configurações de acesso. Para isso edite o arquivo:

/config/settings.inc.php

São apenas 4 itens a modificar, veja na imagem abaixo:

prestashop-migracao-servidor-1

Na área em destaque da foto você deve inserir as novas configurações do banco de dados (na área desfocada, que fiz por motivos óbvios!), sempre entre aspas simples:

  • _DB_SERVER_: caminho para o banco de dados, conforme instrução da sua nova hospedagem. Geralmente é “localhost“;
  • _DB_NAME_ : nome do banco de dados;
  • _DB_USER_ : usuário do banco de dados;
  • _DB_PASSWD_ : senha do banco de dados.

Feito isso, o último passo é a configuração da tabela shop_url através do phpMyAdmin:

Acessando a tabela shop_url, verifique:

  • domain: deve constar o domínio da sua loja;
  • domain_ssl: deve constar o domínio da sua loja;
  • physical_url: pasta de instalação da loja, sempre entre “/” (ex.: “/loja/”). Caso esteja instalada na raiz, deixe apenas “/”.

Após, acesse primeiramente a área de administração do site e configure o acesso SSL, se necessário (este passo é importante se você estiver fazendo o caminho inverso, copiando do servidor online para um servidor local).

Seguindo esses passos você completará a migração de sua loja Prestashop.

ATENÇÃO: Instalar Prestashop e copiar o banco de dados antigo na instalação nova não dá certo!

Você só precisará de uma nova cópia de backup quando:

  • Adicionar novos produtos;
  • Instalar ou remover quaisquer módulos;
  • Instalar outro template;
  • Editar o template atual;
  • Atualizar a versão do PrestaShop;
  • Ou se você fizer alguma alteração nos arquivos principais do site;

Novas vendas ou contatos de clientes não afetarão os arquivos em seu site, toda essa informação está instalado no banco de dados . Então, se você não fizer qualquer alteração da lista acima mencionada, não será necessária nova cópia de backup!

Gostou do post? Tem alguma dúvida? Comente!

4 comentários em “PRESTASHOP – Como migrar loja Prestashop para outro servidor”

  1. Olá!
    Ótimo artigo sobre a migração de loja. Consegui resolver alguns problemas graças a ele, obrigado.
    Ainda tenho um probleminha. Fiz o backup da minha loja prestashop online para meu servidor local simplesmente para testes (layout, cores e módulos), segui os passos que explicou acima, porém quando tento abrir a minha loja no localhost ela sempre redireciona para a página online. Como faço para cancelar esse direcionamento e abrir somente os arquivos locais?

    Aguardo sua resposta e agradeço desde já.

    • Olá Patrick, tudo bem? Agradeço seu comentário, é muito importante para o início do trabalho neste blog.

      Este problema está ocorrendo porque nas configurações de URL do Prestashop ainda estão com as informações do servidor online. Você resolverá da seguinte maneira:

      1- Acesse o phpMyAdmin do servidor local;
      2- Encontre as tabelas: PS_SHOP_DOMAIN e PS_SHOP_DOMAIN_SSL;
      3- Substitua as informações (que serão as do servidor online) pelas informações da instalação do localhost (Ex.: /localhost/NOME_DA_PASTA_DE _INSTALAÇÃO);
      4- Por fim, regenere o seu arquivo .htacess acessando: Preferências -> Seo & Urls. Desabilite as URL´s amigáveis, salve e reabilite. Salvando novamente o processo estará completo!

      Aguardo seu retorno. Grande abraço.

      • Olá, tudo bem.
        Já consegui resolver o problema, mesmo assim muito obrigado pelo retorno. Não é fácil encontrar materiais e documentações específicas em português. Aproveitando o momento, estou estudando a documentação da plataforma de maneira intensiva, sabes me dizer como faço para contribuir com a comunidade Prestashop? Pois estou traduzindo praticamente tudo, e se for possível gostaria de ajudar mais pessoas, assim como eu, que buscam a documentação na língua portuguesa.

        Mais uma vez, muito obrigado! Abraço

        • Olá, Patrick
          Que bom que conseguiu resolver! Você poderia dizer o que fez? Seria útil para complementar este post…

          Não sei como fazer para contribuir com a comunidade brasileira do Prestashop, mas como tenho o mesmo pensamento e ideia que a sua, decidi montar este blog para isso. Se quiser contribuir, será bem vindo!

          Há pouco tempo iniciei a tradução/adaptação de um bom manual de Prestashop que encontrei em inglês e espanhol. Se quiser contribuir com esse projeto, também será bem vindo, pois tenho alguns sites para entregar e estou sem tempo de continuar.

          Grande abraço!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat
%d blogueiros gostam disto: